segunda-feira, 5 de abril de 2010

Autismo


Crianças com autismo apresentam dificuldades nas relações sociais, comunicação, motora, expressão facial, fala, e adotam alguns comportamentos estereotipados, como agitar e torcer as mãos, dificuldade no uso de comportamentos não-verbais. O que não significa que crianças que sofrem com esse transtorno, não sejam inteligentes, ela podem sem nenhuma dificuldade, efetuar cálculos matemáticos complexos, tocar piano, embora, não consigam se alimentar ou vestir sozinhos.
As causas biológicas exatas não são conhecidas, o cérebro apresenta formação normal, embora tenham observado mudanças bruscas em algumas áreas cerebrais, principalmente durante o desenvolvimento fetal e a primeira infância. Exposição de cérebro em desenvolvimento a toxinas do ambiente ou infecções, podem ser a causa dessas alterações. Essas alterações ocorrem no sistema límbico, envolvem atividades complexas como encontrar significado nas experiências perceptivas, no comportamento social, na emoção e na memória.
Espectro autista são as manifestações de autismo que diferenciam em grua de intensidade, possibilitando a existência de autistas mais sociáveis, intelectuais que outros. Muitos autistas não apresentam grandes diferenças se comparados a pessoas tidas como normais, possuem hábitos consolidados, reagem com dificuldade a situações que lhes desagradam, possuem manias e preferências.
Como ainda não se sabe a causa específica, e não é uma doença relacionada apenas com a mente, mas também com o organismo, afetando vários sistemas, não temos um tratamento padrão para pacientes com autismo, porem, que no tratamento, deve ser abordadas ambas as partes, psicológica e biológica, para um melhor resultado.
Alguns estudos que tentam estabelecer algumas predisposições para o autismo mostram que crianças autistas submetidas há 40 horas em camara hiperbárica com saturação de oxigênio de 20% tiveram melhora significativa em seu desempenho social e fala; os genes que predisporiam algumas pessoas a habilidades intelectuais elevadas seriam os mesmos que disparam coisas como autismo e
esquizofrenia e que a vitamina B6, tem se mostrado melhor que alguns medicamentos para melhorar sintomas como o comportamento atípico por exemplo.
Autora: Roseline Dantas

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante o texto, bem escrito. Parabéns!

Diana disse...

O curioso é que não há um exame médico que detecte o autismo. Ele é diagnosticado com base na observação dos sintomas. E são inteligentes.

Decoeli Maria Martha Maciel.

Diana disse...

O curioso é que não há um exame médico que detecte o autismo. Ele é diagnosticado com base na observação dos sintomas. E são inteligentes.

Decoeli Maria Martha Maciel.

Anônimo disse...

O que pude analisar em estudos paralelos e experiências pessoais é que existem níveis de autismos e tratamentos diferenciados para cada nível.Pude observar que eles entendem o que dizemos porém tem dificuldade de expressar reações.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O curioso é que não há um exame médico que detecte o autismo. Ele é diagnosticado com base na observação dos sintomas. E são muito inteligentes, apesar de serem retraídos e não saberem ao certo a tamanha importância que enfatizam sobre eles.

Decoeli Maciel

Anônimo disse...

Professor eu não soube postar direito o comentário, a página estava travando direto e pensei que você quizesse apenas 4" linhas, por isso escrevi "3" pois a última seria me indentificando. Apaga a anterior :)

Anônimo disse...

parabéns Rose!
belíssimo seu texto!
é muito interessante saber sobre as dificuldades, mas também das habilidades de quem possui autistimo.

Ass: Hanna Dayse.

Anônimo disse...

Convivo com o autismo de minha enteada de 25 anos.
Ela é extremamente inteligente, possui um senso de orientação incrível e diferente do que vejo normalmente (Na escola em que ela estuda)ela é muito carinhosa e afetiva.
Seu diagnóstico aconteceu aos 02 anos, ela não desenvolveu a fala apesar de ter as cordas vocais perfeitas, entretanto compreende tudo o que falamos e quando deseja alguma coisa nos mostra, conduz nossa mão ou nos leva para onde quer ir.
Na escola em que estudou a maior parte de sua vida, aprendeu a realizar associações, o que lhe garante alguma independência para realizar sua higiene pessoal, por exemplo.
Ela atualmente mora com a mãe, não utiliza nenhum medicamento porque a mãe não permite e possui sono muito instável.
O problema mais comum que enfrentamos é falta de cuidados por parte da genitora e resposável legal, o que reflete em minha enteada por não querer voltar para casa da mãe a cada vez que passa o fimde semana em minha casa. Na hora do retorno, quando ela começa a identificar o caminho, chora intensamente e sua frio.
Ou seja, as dificuldades e problemas não são gerados pelo autismo e sim pela não aceitação da mãe, que chegou inclusive a mandar a filha para morar em outro Estado com a avó materna.
Já aconteceu diversas vezes de irmos buscá-la e ela está trancada no apartamento sozinha, informação esta, recebida pelo porteiro e por minha outra enteada que tem acesso à casa da mãe. Quando isto acontece, a irmã a busca e nos dirigimos para delegacia para registrar um boletim de ocorrência, aonde sempre somos informados que os policiais não podem subir no apartamento para decretar o flagrante, o que nos daria a guarda provisória. Aí os orgãos de proteção aos menores e adolescentes nos dizem que ela não é menor e nem adolescente.
Sendo assim, apesar das dificuldades enfretandas, ela é um presente para nós, alegra nossa casa e temos lutado para que venha morar conosco.
E continuamos na luta para descobrir o motivo, mas sobretudo como melhorar a qualidade de vida dela.

Beco Existencial disse...

Gostaria primeiramente de parabenizar a sua iniciativa de criar um blog com possibilidades de interação...
Bom, nos últimos dias tivemos algumas revelações interessantes sobre o autismo...
Acessem este link: http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fciencia%2F829648-biologo-brasileiro-cura-celula-autista-com-droga-experimental.shtml&h=28073
Ele traz informações dos avanços nos estudos sobre o autismo, revelando enfim a sua comprovação genética....

É valido conferir!!!