sexta-feira, 4 de junho de 2010

Reflexões sobre o Crack

O Crack tem sido a droga de maior incidência, sendo causadora de dependência química rápida e danos irreversíveis, que podem levar o usuário a óbito em pouco tempo de uso.
A droga tem efeito rápido, em torno de 5 minutos de duração, fazendo seus usuários voltar a utilizá-la com freqüência. As presentes pesquisas têm como objetivo verificar as conseqüências do consumo do Crack para os usuários, elucidando os sinais e sintomas que permitem sua prevenção.
Como resultado, pode-se considerar como aspectos relevantes para a prevalência do uso do Crack: a dependência imediata; o fácil acesso à droga; morte muito mais rápida do que a provocada por outras drogas; o poder de despersonalizar o usuário; a vulnerabilidade da adolescência e a relação com o sentimento de bem-estar.
Passei também a procurar pessoas viciadas em bairro próximo, foi triste, pois a maioria e viciado, e todos jovens. A vida que eles vivem é uma miséria constante, tudo que eles pegam e unicamente para trocar por drogas.
Existem poucas Instituições que tratam de pessoas viciadas aqui em fortaleza, e em algumas é muito caro o tratamento, sei que se as autoridades competentes não tomarem uma providencia imediata diante desta epidemia que se transformou o crack não consigo imaginar como será o futuro dos adolescentes.
Passei a observar como é o dia-dia de uma mulher de 23 anos que é viciada em crack, e conversar, ela tem 2 filhas e esta grávida de 3 meses, passa o dia todo dormindo ou na noia, a noite ela desaparece na escuridão onde a única coisa que ela mas quer é esquecer, esquecer a dor de algo que ela não sabe explicar, seus olhos brilham quando fala de uma saudade de um tempo sem dragas e que já é quase esquecida pelo o tempo, suas emoções fluem quando falamos de suas filhas e o beber que esta esperando, quando perguntei sobre seus sonhos, ela responde!..Não sei o que é isso e no meio de algumas perguntas alem de uma aparência triste ela fica muito ansiosa e logo pede para terminar, pois tem muita coisa para fazer.
Se não implantarmos um método de prevenção o Brasil será contaminado completamente pelo crack.
E preciso acelerar o processo de mobilização, conscientização e educação orientada
Para que o crack, em todas as instâncias, seja minimizado e numa
Sustentável continuidade, extinta.
Conclui que o conhecimento destes aspectos é a melhor forma de prevenção.

Lilia Paulino.

0 comentários: