sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Crack e a emoção


O crack surgiu em meados dos anos 80.Deriva da planta da coca e é um resultado de cocaína,bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada,resultando em grãos(pedras) que são fumadas em cachimbos ou latas.
Age em uma parte do cérebro chamada área tegmental frontal interferindo com a dopamina que é liberada no sistema nervoso em atividades prazerosas. Em condições normais, assim que a dopamina envia esse sinal, ela é reabsorvida pelo neurônio que a liberou. E o crack interrompe esse ciclo, causando um sentimento permanente de empolgação e euforia.
“Chega ao cérebro em 10 a 25 segundos e o ‘barato” pode durar de 5 a 15 minutos causando o aumento dos batimentos cardíacos, dilatação da pupila, sudorese, inquietação, ansiedade, agressividade, insônia, depressão, etc.
Abala as emoções provocando uma série de transtornos psicológicos que altera sua conduta. O indivíduo passa a apresentar um procedimento antagônico provocado por suas reações aos estímulos da substância como baixa auto-estima, não há motivação para nada, fica com dificuldade de se relacionarem socialmente...
O crack é um caos social e ainda se caminha em passos lentos para a solução do problema, pois é preciso visualizar o todo, onde tudo começou e qual o motivo dessa degradação humana.

Catherine Monteiro Dias.

0 comentários: